quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Boa Ventura


Boa Ventura, município no estado da Paraíba, (Brasil), localizado na microrregião de Itaporanga. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 7.045 habitantes. Área territorial de 132 km².

Até o início da década de 1960, constituía distrito do município de Itaporanga (Distrito de São Boaventora), que, à época, chamava-se Misericórdia. O interventor, à ocasião de sua emancipação, foi Jorge de Freitas, primeiro Prefeito do novo município. Cláudio Cavalcanti de Arruda, comerciante, foi o primeiro prefeito eleito. A economia da cidade se baseia principalmente na agropecuária.


História
Os pretéritos históricos do atual município de Boa Ventura, estão ligados a uma faixa de terra
adquirida, na Casa da Torre na Bahia no ano de 1700. Passados por vários anos, a fazenda de São Boa Ventura, teve em 1776, o Alferes Luís Pinto de Souza e sua esposa, vindos de outras regiões, chegando aqui revelando-se como seus proprietários. Este casal no ano 1887, fez doação de um terreno a Nossa Senhora da Conceição, iniciando a construção da capela, a qual foi concluída em 1892. Já neste século desaparecia a velha imagem de sítio, surgindo nos arredores da capela um núcleo proporcional de pessoas. Esta localidade, começou a progredir, com o apoio dos grupos políticos. Destacando-se o Coronel Zuza Lacerda, pela sua luta contra os cangaceiros, mais tarde o Coronel Zuza Lacerda, sentindo-se desprestigiado pelo Governador José Peregrino de Araújo, com toda guarda preparou um movimento contra os Poderes Públicos Estaduais e Municipais, com objeto de conseguir a Independência do Estado de São Boa Ventura, criando a República da Estrela, durante 3 dias, o valor patriótico dos seus filhos exuberavam-se pela vontade de ver sua Pátria crescer melhorar, ser livre e independente.

Todos os Ministérios funcionaram, o que mais destacou foi o ministério de relações exteriores, que era ocupado por um filho desta terra, o Sr. Major Sula, ele era que mantinha contato com outros Países, para as soluções dos problemas. São Boa Ventura, foi fundada no dia 14 de Julho de 1832, pelo comandante FRANCISCO DINIZ DE LACERDA. Esta Vila ficava localizada na micro-região de Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, a margem direita do Rio Piancó. Seus primeiros habitantes foram: MARIA BARAÚNA, DONÁRIA LEITE, PROFESSOR JUVINIANO GOMES, MONSENHOR GOMES, COMANDANTE FRANCISCO DINIZ DE LACERDA, CORONEL ZUZA LACERDA E CAPITÃO MENDES. Numa luta incansável, o seu filho CLAÚDIO CAVALCANTI DE ARRUDA, arregaçou as mangas e com seu braço forte, levantou o símbolo da fé, na ostentação da liberdade, com seu prestígio político consegui o Decreto Lei nº 2.605 de 01 de Dezembro de 1961, assinado pelo Governador na época, Dr. Pedro Moreno Gandim, conseguindo assim a Emancipação Política e Administrativa de São Boa Ventura, desligando-se de Itaporanga, a qual pertencia como Vila.

Gentílico: boa-venturense

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Boa Ventura, pela lei municipal de 23-07-1901, subordinado ao município de Misericórdia. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito São Boa Ventura, figura no município de Misericórdia. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938, o município de Misericórdia passou a denominar-se Itaporanga, passando o distrito de São Boa Ventura a pertencer ao município de Itaporanga. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Boa Ventura figura no município de Itaporanga.

Pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943, o município de Itaporanga, passou a denominar-se novamente Misericórdia. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de São Boa Ventura, figura no município de Misericórdia ex-Ipaporanga. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Boa Ventura, ex-São Boa Ventura, pela lei estadual nº 2605, de 01-12-1961, desmembrado de Itaporanga. Sede no atual distrito de Boa Ventura ex-São Boa Ventura. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-12-1961. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
São Boa Ventura para Boa Ventura constituído alterado, pela lei estadual nº 2605, de 01-12-1961..


Geografia
Boa Ventura situa-se na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja, com relevo característico desta depressão .

O município está incluído na área geográfica de abrangência do desértico , definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2012 . Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. O índice pluviométrico do município varia entre 465,1 e 1587,7 mm/ano, com média de 942,6mm/ano. A vegetação é a caatinga xerofítica, onde ocorre a presença de cactáceas, arbustos e arvores de pequeno a médio porte .

O município insere-se na bacia hidrográfica do rio Piranhas, na sub-bacia do rio Piancó e tem como principais tributários o Rio Piancó e os riachos Oitis, da Cachoeira Grande, do Saco e Bruscas, todos de regime intermitente .

Brasão do município

1 comentários:

Pesquiso sobre Zuza Lacerda e Sula Lacerda e queria mais informações sobre esses grandes personagens da história da Paraíba.
Cristina Couto.
cmacouto@yahoo.com.br

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More