sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Sebastião Gomes da Silva

Sebastião Gomes da Silva – Terceiro Prefeito de Misericórdia (Itaporanga) - 1934 a 1937


Sebastião Gumes da Silva substituiu o irmão, José Gomes, no comando administrativo de Itaporanga, quando este foi eleito deputado federal e transferiu suas atividades para o Rio de Janeiro. Filho de Horácio Gomes da Silva e Maria Barreiro Gomes, Sebastião nasceu no dia 20 de janeiro de 1895, dedicando-se logo cedo às atividades agrícolas e pecuárias. Casado com Capitulina Gomes Pimpina, teve os seguintes filhos: Horácio, José, Manuel Gomes (Nelito), Hamilton, Maria Eliza Gomes Lopes, Maria de Lourdes Gomes e Maria Zuleide (Leda) Gomes Pinto.

Na sua administração, que se prolongou até o ano de 1937, foi construído o Grupo Escolar Dom Vital, hoje Simeão Leal o Cemitério Mãe de Misericórdia, que ainda se encontra em plena atividade, depois de passar por várias ampliações. O antigo cemitério da cidade funcionava entre as ruas Deputado Soares Madruga, 13 de Maio (antiga Rua da Gaveta), Praxedes Pitanga e a alguns imóveis da Praça do Centenário. No local começaram a ser construídas residências a partir da década de 40 e hoje encontra-se inteiramente ocupado pelos vivos.


Grupo Dom Vital, atualmente Simeão Leal
Sebastião Gomes faleceu no dia 14 de julho de 1979, e como prefeito notabilizou-se ainda pelos atos fortes que baixou procurando normalizar a vida da cidade, promovendo, inclusive, a retirada dos animais que perambulavam pelas ruas, causando sérios prejuízos a população.

Revista Itaporanga, janeiro de 2000
__________________________________________
Se porventura, existir algum fato não condizente com a verdade, desculpem-nos, pois, poucas são as fontes de consulta. Os familiares dos ex-prefeitos que quiserem colaborar conosco, com fotos ou documentos; favor entrar em contato com: itaporanga150@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More