terça-feira, 5 de agosto de 2014

Irineu Rodrigues

Irineu Rodrigues da Silva – Quinto Prefeito de Itaporanga – de 1940 a 1941


A partir da vitória da Aliança Liberal, em 1930, a política de Itaporanga passou a ser dominada por José Gomes da Silva e Praxedes da Silva Pitanga, um médico, o outro advogado, primeiro como correligionários e amigos, depois como adversário políticos. Em 1934, Pitanga rompeu com José Gomes e criou o seu próprio partido, atitude que dividiu a família Jenipapo. Seguindo a orientação política de Argemiro de Figueiredo, Pitanga galgou vários cargos de importância na administração estadual, culminando com a sua nomeação para prefeito de Itaporanga, cargo que lhe foi confiado pelo próprio Argemiro, em 8 de dezembro de 1937, permanecendo aí até agosto de 1940, quando teve que renunciar em solidariedade a Argemiro de Figueiredo que foi substituído no Governo da Paraíba pelo advogado e jornalista Ruy Carneiro, segundo decisão do presidente Getulio Vargas.

Com a chegada de Ruy ao poder a facção política liderada por José Gomes da Silva voltou a assumir o comando político e administrativo de Itaporanga. Para substituir Pitanga na Prefeitura foi nomeado o tabelião e proprietário rural Irineu Rodrigues da Silva que assumiu o cargo de Prefeito no dia 29 de agosto de 1940,  permanecendo no cargo por vários meses, quando procurou conservar a cidade dentro dos melhores padrões de limpeza, incentivando o seu desenvolvimento urbano, promovendo a derrubada do velho mercado, para a construção da prefeitura. e mantendo uma política de boa vizinhança com as demais cidades da região, sem esquecer de prestigiar os habitantes das vilas e povoações que compunham o município itaporanguense.

Filho de Mileno Agripino da Silva e de Alexandrina Rodrigues da Silva, Irineu nasceu no sitio Misericórdia Velha, a margem do Rio Piancó, onde se deu o inicio da povoação da comunidade, local em que estabeleceram primeiros os nossos fundadores que anos depois atravessar o rio e foram se fixar na sua margem direita, dando inicio ao que é hoje a sede do nosso município.

Descendente de proprietários rurais, se fez fazendeiro, comerciante e oficial do Cartório de Registro Civil. Como também tornou-se urna pessoa bastante conhecida na comunidade, o que lhe permitiu estar sempre gravitando em torno do poder municipal, estando permanentemente participando dos acontecimentos da cidade, sendo ouvido e consultado nas coisas maiores e de interesse da sociedade itaporanguense Homem forte, foi um político respeitado e a sua firmeza de caráter e a dignidade como sempre se houve foram os marcos de sua personalidade, fazendo com que galgasse um lugar de destaque e o reconhecimento público dos seus conterrâneos de Itaporanga.

Casado com Maria Vieira, sua conterrânea, Irineu Rodrigues da Silva, sempre viveu em Itaporanga. e do seus enlace matrimonial nasceram os seguintes filhos: Maria Creusa, Francisco Creozon, Maria Cleides, José Olavo, Irineu Rodrigues Júnior (que atualmente é o oficial de Registro Civil, no Cartório herdado de seu pai) e Aércio Roberto. Ele faleceu em 1997 e o seu corpo está sepultado no Cemitério Mãe de Misericórdia.

Candidato a "Itaporanguense do Século", Irineu Rodrigues obteve o sétimo lugar entre os onze participantes. 43 pessoas, ou seja, 2,87% dos eleitores votaram nele.

Revista Itaporanga, janeiro de 2000 /  Revista "O Itaporanguense do Século", junho de 2001/ Irineu Rodrigues Junior

__________________________________________

Se porventura, existir algum fato não condizente com a verdade, desculpem-nos, pois, poucas são as fontes de consulta. Os familiares dos ex-prefeitos que quiserem colaborar conosco, com fotos ou documentos; favor entrar em contato com: itaporanga150@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More