sábado, 16 de agosto de 2014

Balduíno Minervino de Carvalho


Com afastamento do médico José Gomes da Silva do exercício permanente da medicina na região de Itaporanga, por conta de sua eleição para a Câmara Federal, um nome começou a surgir no cenário médico e político do Vale do Piancó: Balduíno Minervino de Carvalho. Formado pela Faculdade de medicina do Recife, em 22 de dezembro de 1934, com especialidade em clínica médica e obstetrícia, Balduino, que era natural do então distrito de Pedra Branca, município de Misericórdia, decidiu praticar a profissão no interior do seu Estado e meses depois já estava instalado em Itaporanga.

Já casado com Maria Laurentino de Medeiros Carvalho, desde 1930, Balduíno era filho de Júlio Minervino da Silva e Rachel Rodrigues de Carvalho, e nasceu no dia 30 de dezembro de 1905, mas só iniciou seus estudos 10 anos depois, no Colégio Pio XI, em Campina Grande. Fez o secundário no Liceu Paraibano, em João Pessoa, e o universitário no Recite, a partir de 1929. Em 1932, ainda estudando medicina, alistou-se como voluntário na Revolução Constitucionalista de São Paulo, sob o comando de Bertoldo Klinger e Agildo Barata.

Radicado em Misericórdia, Balduíno via a cada dia crescer o seu prestigio, notadamente entre as pessoas mais carentes do município, graças a medicina gratuita que praticava, o que se estendeu por quase 50 anos. Com a queda da ditadura Vargas e, consequentemente, a redemocratização do país, decidiu ingressar na política e foi eleito Deputado Constituinte à Assembleia Legislativa da Paraíba, cargo que assumiu em 1947, e como parlamentar permaneceu até 1970, sempre integrando os quadros do PSD e, depois, o MDB, sob a orientação política dos irmãos Janduy e Ruy Carneiro.

Como deputado, Balduíno revelou-se um político habilidoso, prestativo e dedicado aos seus milhares de eleitores e aos dirigentes do seu partido. Durante as seis legislaturas de que participou na Assembleia Legislativa do Estado procurou sempre comporta-se dentro das normas estabelecidas pelos partidos a que pertenceu. Não foi um orador brilhante, nem um parlamentar de presença constante na tribuna da Casa de Epitácio Pessoa. Atuava mais nas comissões e marcava presença nos gabinetes do Poder Executivo sempre encaminhando pleitos e reivindicando melhorias para os municípios do Vale do Piancó em que era votado. Não gostava de exercer funções administrativas. Tanto que somente urna vez concorreu a um pleito municipal, mesmo assim na condição de candidato a vice-prefeito numa chapa encabeçada pelo procurador João Franco da Costa, não obtendo o êxito esperado. Por essas e outras razões é que preferiu dividir o seu tempo entre a Assembléia Legislativa e o seu consultório médico em Itaporanga. Na política era amigo dos seus amigos e não media esforços para servi-los. No consultório não cobrava nada. A medicina era o seu sacerdócio.

Entre os inúmeros benefícios por ele levados para Itaporanga vale destacar a criação da Sociedade Mantenedora do Hospital Regional e da Associação de Proteção à Maternidade e Infância "Nossa Senhora de Fátima' no dia 24 de junho de 1957; participação na fundação do Colégio Padre Diniz, administrados pelas Irmãs Carmelitas, cujos Estatutos foram publicados no dia 07 de março de 1946; participação no lançamento da pedra fundamental do Colégio Diocesano de Itaporanga, no dia 26 de maio de 1957; fundação da Associação Rural de Itaporanga e a criação de urna agência do Banco do Nordeste, com o apoio do ex-governador João Fernandes de Lima.

O deputado Balduíno Minervino de Carvalho foi ainda o responsável pela aprovação dos projetos de emancipação política dos distritos de Boa Ventura, Diamante, Curral Velho, São José do Caiana e Pedra Branca. Faleceu no dia 30 de dezembro de 1980, em Itaporanga, no mesmo dia em que completava 75 anos de idade. O seu corpo esta sepultado no Cemitério Mãe de Misericórdia, e na casa em que morou, na praça que leva o seu nome, existe um pequeno museu com objetos relacionados com a medicina e a sua atuação política, em frente a ele urna estátua em sua homenagem num sinal de agradecimento e reconhecimento do povo de Itaporanga pelo muito que ele fez pela cidade e os seus habitantes.

Com um honroso terceiro lugar, Balduíno obteve 14,9% dos votos válidos, perfazendo um total de 223 votos, na eleição do "Itaporanguense do Século"..

                                                                                 Revista "O Itaporanguense do Século", junho de 2001

1 comentários:

Sem dúvidas foi um grande ser humano que serviu com orgulho seu povo e eleitores do Vale do Piancó - PB. Abraços
Braz de Sousa Lins.
Ex Vereador de Pedra Branca - PB.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More