terça-feira, 5 de agosto de 2014

Antônio Vital Gomes

Antônio Vital Gomes - Sexto Prefeito de Itaporanga - 1941 a 1946


Antônio Vital Gomes, que assumiu a Prefeitura Municipal de Itaporanga nos primeiros anos da década de 40, nasceu no sitio Minador, no dia 31 de outubro de 1910, filho de José Vital Gomes e Francisca Barreiro Gomes. Apaixonado por música, aos 15 anos já tocava na banda da cidade, primeiro "requinta" e depois clarinete. O primário fez na sua terra natal, onde também foi professor de música. Como maestro, fundou, em 1958, a banda de Mamanguape. de que foi o seu primeiro diretor.

Destemido. Antônio Vital, antes de completar 20 anos, alistou-se como voluntário na Policia Militar na Paraíba para servir à Revolução de 30. Terminado o Movimento, deixou os quadros da PM e retornou a Itaporanga. Como Prefeito cuidou de dar um novo aspecto a cidade, promovendo a melhoria das áreas comerciais e oferecendo melhores condições aos que trabalhavam pelo desenvolvimento da cidade.

Ele foi ainda o responsável pela criação do Clube Recreativo "Zelai que é Vosso", em Itaporanga e como funcionário da Secretaria de Finanças do Estado, foi agente fiscal em Mamanguape-PB e coletor em Areia-PB. De 1956 a 1958 exerceu o cargo de adjunto da Secretaria de Interior e Justiça. cujo titular era o advogado José Mário Porto.

Em 1958, já aposentado como agente fiscal, fundou a União dos Inativos da Paraíba, e naquele mesmo ano assumiu a Secretaria da Prefeitura Municipal de Areia, de cujo município também foi interventor. 

Antônio Vital Gomes foi casado em primeira núpcias com a professora Julieta Maia e, em segunda, com a funcionária pública estadual Marlene Gadelha Galvão. Antônio Vital Gomes faleceu no dia 04 de abril de 1961.

Revista Itaporanga, janeiro de 2000
__________________________________________

Se porventura, existir algum fato não condizente com a verdade, desculpem-nos, pois, poucas são as fontes de consulta. Os familiares dos ex-prefeitos que quiserem colaborar conosco, com fotos ou documentos; favor entrar em contato com: itaporanga150@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More